Em função de alguns pedidos que fomos recebendo dos nossos leitores sobre a temática homens mais ricos de África, o portal redeao decidiu fazer uma pesquisa aprofundada para lhe trazer o resultado mais actualizado para 2023.
Sabemos que o continente africano é o mais afectado pela pobreza apesar de ser um continente com muitos recursos naturais.
De acordo a revista Forbes, um grupo de 19 bilionários do continente africano, somavam um total de 84,9 bilhões de dólares no ano de 2022 e neste ano o valor caiu cerca de 3,1 bilhões de dólares. Na verdade as fortunas reduziram devido a uma crise que afectou as acções no continente todo.
A nossa lista dos homens mais ricos de África, só considerou cidadãos africanos que residem no continente e têm negócios em África.
Aliko Dangote

O empresário nigeriano Aliko Dangote possui um património líquido estimado em 13.5 bilhões de dólares segundo a lista da forbes, o que o torna o Homem mais rico de África. Aliko Dangote lidera a lista dos bilionários africanos em 12 anos consecutivos.
Ele teve uma queda da sua fortuna em cerca de 400 Milhões de dólares, causado pela queda das acções da Dangote Cement onde é acionista majoritário com 85% de quotas.
Johann Rupert

Entre os homens mais ricos do mundo, também encontramos Johann Rupert um empresário Sul Africano proprietário de uma empresa de artigos de luxo. Ele ocupa a segunda posição com património líquido de 10,7 Bilhões de dólares, proveniente de suas empresas como a Richemont e Remgro.
Rupert também teve uma queda estimada em 300 Milhões de dólares por causa da queda do preço das acções da Richemont.
Nicky Oppenheimer
Mais um Sul Africano entre os homens mais ricos de África. Trata-se de Nicky Oppenheimer com um património líquido estimado em 8,4 bilhões de dólares, operando na Indústria de Metais e Mineração de diamantes. Nicky também teve uma queda de 300 Milhões de dólares em relação no ano passado.
Em 2012, Nicky vendeu a participação de sua família a gigante mineradora de diamantes DE BEERS por 5,1 bilhões de dólares.
Abdulsamad Rabiu
Para a lista entra também o fundador da BUA Group o nigeriano Abdulsamad Rabiu com o património líquido estimado em 7,6 bilhões de dólares. A BUA Group opera na produção de cimento, Imóveis e refinação de açúcar.
Nassef Sawiris
Em quinto lugar temos o Nassef Sawiris descendente da família mais rica do Egipto. Ele possui 6% na fabricante de roupas desportivas mundialmente conhecida (Adidas). Seu património líquido está em torno de 7,1 bilhões de dólares tendo caído em 600 milhões de dólares no último ano.
Mais:
- CONHEÇA OS 10 PAÍSES MAIS RICOS DE ÁFRICA EM 2023
- 5 Empresas com maiores receitas em África – 2023
- Melhores cartões de crédito VISA dos bancos angolanos
Se pretende saber mais sobre outras listas, deixe nos comentários e nós iremos escrever.
Fonte => Forbes