Os novos empreendedores encontram dificuldades como falta de tempo e capital financeiro para sustentar o negócio. Isso acontece principalmente com as empresas emergentes voltada a tecnologia (Startups).
Sem capital financeiro os pequenos empreendedores não conseguem contratar funcionários, o que lhes leva a colocar a exercer 100% das actividades de sua empresa. Isso geralmente cria o fenómeno falta de tempo.
Muitos ainda têm dúvidas sobre Dropshipping, mas depois deste artigo você estará pronto para embarcar nesta jornada. Na verdade, este é o modelo ideal para quem tem pouco tempo ou recurso financeiro como.
Mas afinal o que é Dropshipping?
Existem muitos conceitos em torno do Dropshipping, mas todos eles podem ser complicados para alguns iniciantes. Por este motivo encontrei uma forma mais simples de explicar o conceito deste modelo de negócio.
Basicamente, fazer Dropshipping é se tornar revendedor de grandes mercados de fornecedores como Shein, Aliexpress, Alibaba e até mesmo Amazon. Isso também pode acontecer entre lojas angolanas.
Com este modelo negócio e pequeno empreendedor consegue poupar algum tempo, porque é tudo terceirizado, ele vai se preocupar apenas com a manutenção e marketing da sua loja.
Se o produto custar 10.000 Kz no fornecedor, você pode vender entre 13 a 14.000 Kz e ter algum lucro. É isso que é dropshipping, sem qualquer rodeio.
Funciona da seguinte forma:
- Crie uma loja virtual com wordpress e woocomerce;
- Adicione produtos do Aliexpress, Shein, ou qualquer uma outra loja que envia para Angola;
- Redirecionamento de encomendas;
Criar uma loja virtual
Você pode usar o instagram para começar, mas nem sempre pode inspirar grande confiança, ou seja se desenvolveres uma loja virtual, o cliente vai ter acesso a mais informações, lembrando que deves disponibilizar o NIF da tua empresa.
Para criar uma loja virtual, você vai precisar de um programador web, se tiveres habilidades com wordpress, domínio e hospedagem melhor.
Pode ter interesse em:
A tua loja virtual deve ser parecida com esta, mas deve ter uma área que esclarece o tempo de entrega e o frete para evitar problemas com os compradores.
Aconselhamos que estudes bastante sobre a criação de uma loja virtual antes de embarcar nesta aventura.
Adicionar produtos de outras lojas para revender
Depois da tua loja pronta, chegou o momento de adicionar os produtos na tua loja de dropshipping e para o efeito você vai adicionar de acordo o nicho que escolher.
Os nichos que mas vendem em Angola são:
- Vestuários;
- Telemóveis e acessórios;
- Produtos de beleza, incluindo as perucas;
Depois de escolher o teu nicho, adicione o maior número de produtos possíveis, pode ser de forma manual, mas alguns mercados que oferecem ferramentas automáticas como é o caso do aliexpress.
Você também pode adicionar vários nichos na tua loja o mais importante é saber organizar por categorias, para facilitar o cliente.
Por outro lado, sempre que adicionar produtos, não esqueça de adicionar a descrição do mesmo.
Redirecionar de encomendas
É aqui onde a magia acontece, os clientes farão a compra no teu site e você vai comprar nos outros sites e enviar directamente para o teu cliente.
Deixe-nos dar um exemplo concreto:
O Carlitos tem uma loja de Dropshipping e Miguel é seu cliente. O Miguel vai até a loja do Carlitos e compra um iPhone 13 que será entregue no prazo de 15 dias.
Depois que o Miguel finalizar o pagamento, o Carlitos pega no valor, vai até a amazon e encomenda o iPhone 13 a um preço mais baixo, e manda directamente para o endereço do Carlitos; ele recebe a sua encomenda e todo muito fica feliz. Isso funciona para clientes que não têm como encomendar na Amazon ou que não tenham cartão visa.
Um segredo, existe uma startup angolana que faz isso, só não podemos revelar qual, kkk.
Falando de Angola, também é possível fazer isso com empresas de nacionais. Tipo ter uma loja de dropshipping, comprar na NCR Angola e reencaminhar para o endereço do cliente.
Em países mais avançados, encontramos plataformas próprias para este modelo de negócios. Encontre mais informações em Oberlo.
O mais importante de tudo é ter um plano bem estruturado. Você vai precisar de um nome para tua loja e também criar uma identidade visual para deixa-la mais profissional possível.