É bem provável que você tem pensado em criar canal no YouTube em Angola, mas precisa de algumas dicas para tudo dar certo.
O consumo de conteúdos em vídeos vem se tornando parte do dia-a-dia dos internautas e por este motivo os produtores de conteúdos em vídeos têm mais chances de vender.
A internet em Angola ainda é cara mas vai chegar o momento em que a maior parte da população terá acesso a mesma por um preço justo. Muitas empresas estão investindo em telecomunicações e tecnologias, como é o caso da Unitel e o Grupo Paratus.
Perspectiva de receitas com canais no Youtube em Angola
Com o aumento de usuários de internet em Angola, vem também o aumento das receitas produzidas nela por intermédio de Blogs e Canais nas redes sociais.
Quanto mais pessoas tiverem acesso ao teu conteúdo, mais receitas você irá obter.
Angola está em crescimento, por este motivo você deve criar o teu canal e começar a produzir conteúdos o quanto antes. A ideia é que daqui as 10 anos a quantidade de pessoas a usar a internet cresça em mais de 50% da população, comparando com o ano de 2020 que foi de 36%.
Actualmente ainda temos uma parte da população com Internet tem uma conexão lenta, mas este quadro pode mudar dentro de pouco tempo. Caso o quadro mude então trabalhar com vídeos será muito bom.
Se começares a produzir conteúdos no youtube e auxiliar com outras redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok e conseguir até 1 M de visualizações mensais no teu canal, então você terá boas receitas. Use esta calculadora a fim de prever seus resultados.
O que é necessário para criar canal no YouTube em Angola?
A criação de um canal no YouTube é muito simples. Uma das grandes vantagens é que você não precisa de pagar nada, basta apenas criar o teu canal e começar a produzir teus vídeos.
Mas vale lembrar que é necessários ter alguns recursos como:
- Um Computador com bom processador e placa gráfica;
- Uma câmera ou mesmo um telemóvel com boa qualidade de imagem;
- Internet com boa qualidade;
Computador: Você vai precisar de um PC para editar seus vídeos e deixa-los super profissionais, de modos a ganhar um diferencial face a outros youtubers.
Câmera ou Telemóvel: Apesar de existir outras formas de produção de conteúdos em vídeos que não envolvem câmeras, é necessário levar em consideração a aquisição de uma, pelo menos para começar. Se tiver um telemóvel de boa qualidade, então não precisa se preocupar, ele vai servir, pelo menos para começar.
Para um canal mais profissional, existem kits completos para YouTubers que podem ser adquiridos a preços baixos em Sites como Amazon, Aliexpress ou Ebay.
Internet: É claro que depois de um trabalho árduo, você vai precisar de internet para fazer Upload dos seus Vídeos. Aconselho sempre a usar internet de boa qualidade, para não dificultar o teu trabalho.
Como criar canal no YouTube em Angola?
Esta é a etapa mais simples porque você só vai seguir alguns passos que são de base na criação de conta em plataformas.
Em primeiro lugar, você precisa ser um utilizador do Google, ou seja deves ter uma conta de email do Google. Em seguida, faça o seguinte:
Faça login: Acesse o site do YouTube e faça login com sua conta do Google. Se você não tiver uma conta do Google, será necessário criar uma antes de prosseguir.
Acesse as configurações do seu canal: Após fazer login, clique na sua foto de perfil no canto superior direito da tela e selecione “Configurações do YouTube”.
Crie um novo canal: Dentro das configurações, procure a opção “Canal” no menu à esquerda e clique em “Criar um novo canal”. Em seguida, você será direcionado para uma página onde poderá inserir informações sobre o seu novo canal. Mas se for complicado, pode começar deste a partir daqui.
Personalizar seu canal do YouTube
Insira as informações do canal: Escolha um nome para o seu canal e selecione a categoria que melhor descreve o tipo de conteúdo que você pretende compartilhar.
Faça o upload de uma imagem de perfil e uma arte de capa que reflitam a identidade visual do seu canal. Esses elementos visuais ajudarão a atrair a atenção dos espectadores e a destacar o seu conteúdo.
Defina as configurações de privacidade: Decida se deseja que o seu canal seja público ou privado e escolha as configurações de privacidade adequadas para os seus vídeos.
Comece a criar conteúdo: Agora que o seu canal está configurado, é hora de começar a criar vídeos. Planeje o conteúdo que você deseja compartilhar, grave seus vídeos e edite-os, se necessário, antes de fazer o upload para o YouTube.
Otimize seus vídeos: Ao fazer o upload dos vídeos, forneça títulos descritivos, descrições relevantes e tags apropriadas para ajudar as pessoas a encontrarem o seu conteúdo.
Promova o seu canal: Compartilhe seus vídeos nas redes sociais, envie-os para amigos e familiares e use outras estratégias de divulgação para promover o seu canal.
Com um canal no YouTube, você pode ganhar muito dinheiro
Uma das coisas que impulsiona as pessoas a embarcar nesta jornada de criação de conteúdos em vídeos é a busca por uma fonte de renda.
Muitos YouTubers de países desenvolvidos, estão fazendo milhares de dólares e isso impulsiona muitos angolanos a criarem canais no Youtube. Mas é necessário ter em mente que ganhar dinheiro não é fácil.
Para conseguir gerar milhares de visualizações e ganhar mais, é preciso fazer conteúdos de qualidade que engajam os leitores. Já vi muitos canais a criarem conteúdos que enganam as pessoas, não faça isso, crie apenas conteúdos relevantes que fazem com que as pessoas voltem mais vezes.
Para manter um canal bem posicionado, você precisa trabalhar muito, se acompanhares o MrBeast por exemplo, vais curtir os vídeos dele mas se olhares bem, irás perceber que por trás de tudo tem uma grande equipa a trabalhar duro.
Formas de ganhar dinheiro no YouTube
Não é atoa que o Youtube está entre as principais formas de ganhar dinheiro na internet com pouco investimento, veja porquê:
Existem muitas formas de ganhar dinheiro com o YouTube:
Programa de Parcerias do YouTube: Ao se qualificar para o Programa de Parcerias do YouTube e ativar a monetização em seu canal, você pode ganhar dinheiro com anúncios exibidos em seus vídeos. Os anúncios podem aparecer antes, durante ou após o vídeo. Mas para fazer parte, teu canal deve ter uma localização como Brasil, Portugal, EUA ou outro país compatível.
Venda direta de anúncios: À medida que seu canal cresce em popularidade, você pode entrar em contato com empresas diretamente e oferecer espaços publicitários em seus vídeos.
Patrocínios: À medida que você constrói uma base de seguidores sólida, marcas e empresas podem entrar em contato com você para patrocinar seus vídeos. Isso pode envolver a exibição de produtos, vestir roupas de marca, mencionar serviços específicos, entre outras formas de parceria.
Marketing de afiliados: Você pode se inscrever em programas de afiliados e promover produtos ou serviços de outras empresas. Quando alguém compra através do seu link de afiliado, você ganha uma comissão.
Serviços de consultoria ou treinamento: Se você possui conhecimentos especializados em uma área específica, pode oferecer serviços de consultoria, treinamento ou mentorias pagas para ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos.
Entretanto, você deve criar canal no youtube e começar a produzir conteúdos caso deseja:
- Criar um negócio digital;
- Se tornar um influenciador famoso na internet;
- Criar um canal de marketing para tua empresa;
- Divulgar uma marca, produto ou serviço específico;
- Hobby;
Criar canal no Youtube em Angola é um processo simples, mas requer alguma disciplina para manter o canal actualizado e atrair mais inscritos. Contudo, desejo boa sorte nesta nova jornada.