Criar um blog de música pode ser fácil, mas torná-lo num sucesso é uma dor de cabeça. A quantidade de blogs de músicas em angola tem crescido bastante desde os gratuitos até aqueles mais profissionais.
Quer ter um blog de música profissional? Não tenha preguiça leia esta matéria com muita paciência.
Tudo começa aqui.
Existem algumas dicas a observar antes de começar esta jornada. O que você precisa fazer é entender o conceito de blogar e podes encontrar dicas valiosas no meu eBook gratuito.
Os blogs são rentáveis de diversas formas mas para conseguir chegar num nível de renda aceitável, é necessário dominar esta indústria e trabalhar duro.
Não olhe apenas nos ganhos, procure trabalhar bem, se entenderes e seguires estas dicas chaves, você vai superar a maioria dos blogs do teu nicho que já estão a bastante tempo.
Passos para criar um blog de música
Se você está a ler esta matéria é porque já tens tudo planificado e só lhe falta criar o respectivo blog para começar a produzir conteúdos e postar músicas.
Caso não tenha nada planificado, então sugiro que sentes e planifiques bem o teu projecto e também procure montar uma equipa.
Antes de começar preciso que se perguntes o objectivo do blog “Hobby ou negócio”. Se a resposta for negócio então sugiro que siga os seguintes passos:
- Crie um nome de domínio, registe e adquira uma hospedagem.
- Selecione um CMS como WordPress para desenvolver o portal.
- Crie presenças nas redes sociais.
- Arranje condições de participação nos eventos sobre música.
- Crie postagens pilares para agregar relevância no teu blog.
Um blog de música não é apenas para postar links de downloads de musicas, isso não vai te ajudar. Deves criar mecanismos para fazer com que os leitores passem mais tempo no teu site ou blog para ranquear melhor nos motores de pesquisa e aparecer na primeira do Google.
Criar um nome de domínio, registar e ter uma hospedagem
O domínio é o endereço de acesso ao teu site. Provavelmente você tem alguma marca e se não tiveres, sugiro que cries uma. Geralmente o nome da marca é o mesmo que o nome de domínio (exemplo.com).

Pode tirar todas as tuas dúvidas acerca domínio lendo o nosso artigo “O QUE É UM DOMÍNIO WEB E COMO FUNCIONA?“. Você pode registar o teu domínio em plataformas como NameCheap, Hostgator e outras.
Pela minha experiência não aconselho usar qualquer empresa de hospedagem nacional, já perdi um site por causa disto. Havia registado um domínio numa empresa nacional que simplesmente desapareceu.
Existe uma que já está a bastante tempo no mercado, creio que a mais de 10 anos a Angoweb, a esta podemos dar um voto de confiança. Talvez com tempo possam surgir algumas que inspiram confiança.
Voltando ao nosso assunto, após o registo do domínio será necessário uma hospedagem que pode ser baseada em cPanel, WordPress ou até mesmo a hospedagem do blogger da Google.
WordPress o melhor CMS para criar um blog de música
Recomendo o wordpress por ser mais aberto a modificações. Isso ajuda na construção do teu site, você fazer sites profissionais e atraentes com esta ferramenta.
Muitos blogueiros usam o Blogger por ser gratuito, mas em contra partida se deparam com muitas limitações. Se tiveres dificuldades na criação do teu blog, existem muitas empresas que criam mas podem ser muito caras.
Se não tiveres tanto para pagar nós podemos criar para você a um preço simbólico basta apenas entrar em contacto.
Crie presença nas redes sociais
O ramo musical vai te obrigar a ter uma presença activa nas redes sociais de modos a atrair o maior número de público. Com uma rede social com mais de 10 mil seguidores e com engajamento, fica mais fácil conseguir tráfego para o teu blog.
O sucesso que você faz nas redes sociais também refletem na tua classificação dos motores de pesquisa, portanto tenha uma conta activa no facebook e instagram.
Para ter conteúdo nas redes sociais você precisa de uma fonte.
Participe em eventos musicais para ter conteúdo
Crie condições para participar em eventos sobre músicas, onde vais fazer fotos em cantores e até mesmo entrevistas para postar nas tuas páginas e também no blog.
Eu aconselho isso porque a maioria das pessoas quando cria um blog de música pensa que é apenas uma página para postar música para downloads. Entenda o seguinte:
Futuro blogueiro, quanto mais tempo alguém fazer no teu site melhor.
Quando alguém quer baixar uma música, vai no google, insere o título da música, acede o portal e baixa. Depois disso vai tirar o pé e nem se quer faz 10 segundos no teu site.
Daí a necessidade de produzir conteúdo, ou seja, além das postagens das músicas, também deves escrever histórias.
Estas histórias podem ser adquiridas nos eventos que deves participar.
Criar postagens pilares para agregar algum valor ao blog
As postagens pilares são as mais importantes do teu blog e são elas que devem gerar mais tráfego. Elas devem ser bem optimizadas e relevantes com cerca de 1200 palavras ou mais.
Alguns exemplos de artigos pilares são as famosas listas como os 100 maiores músicos do mundo em 2023, as 20 músicas mais tocadas em Angola no primeiro trimestre de 2023; são muitas ideias e acredito que até aqui você entendeu a ideia.
Só para reforçar, se estiveres a falar sobre as músicas mais tocadas, ao mencionar o título, você pode adicionar o link da página da música e assim por diante.
Como ganhar dinheiro com blog de música?
Agora chegou o momento de falar sobre ganhos. Se fez tudo certo, em 45 dias você já está a receber algum tráfego no teu blog e a bombar nas redes sociais, portanto, hora de começar a ganhar.
Existem algumas oportunidades de monetização de blogs de músicas que são:
- Google Adsense.
- Cobrar uma taxa para publicar uma música no teu blog ou redes sociais.
- Anúncios patrocinados.
De todas as formas de monetização o google adsense é o mais difícil, devido o seu processo de aprovação. Se seguires as directrizes do programa será muito fácil ser aceite.
Mais: Dicas para ser aceite no adsense de forma fácil em 2023
Contudo, a forma como você trabalha é que vai definir o teu sucesso. Estou aberto para consultoria, me encontre no Instagram.