A maioria das empresas angolanas gastam bastante em publicidade paga, me refiro a anúncios display, redes sociais e até mesmo postagens patrocinadas. Isto acontece porque muitas empresas, ainda não têm conhecimento do poder do conteúdo e o tráfego orgânico.
Se você está aqui é bem provável que de alguma forma se apercebeu sobre SEO (search engine optimization), que é uma maneira de conseguir tráfego orgânico.
O mais importante é você entender os fundamentos de SEO para conseguir atrair visitantes para o teu site e convertê-los em clientes.
Cometi muitos erros antes de começar a entender bem as estratégias de SEO, perdi dinheiro e só depois percebi. Mas no fundo era porque na altura não dava muito caso em técnicas de SEO.
Você já não precisa passar por isso, apenas leia este artigo e comece.
O que é SEO – Search Engine Optimization?
SEO – Search Engine Optimization que em português significa optimização para motores de pesquisa que é um conjunto de técnicas que visa a melhorar o posicionamento de sites nas páginas dos motores de pesquisa como o Bing, Google, Yahoo e outros.
O melhor de SEO é que seu investimento é muito baixo e o retorno cresce com tempo ao passo que as publicidades pagas têm tempo limitado a oferta.
Na verdade o SEO se verifica na maioria das vezes no teu conteúdo.
Você precisa escrever um conteúdo optimizar para os motores de busca de modos a aparecer na primeira página a fim de receber o maior número de impressões e cliques possíveis.
A ideia é aplicar estas técnicas até que o teu artigo se posicione no topo da página.
Quando alguém pesquisa “moamba de galinha” no google é porque está a procura de instruções ou seja, pretende saber como preparar.
O erro que muitos cometem é colocar apenas uma lista contendo ingredientes.
Quero com isto dizer que, para estar acima de todos os sites que publicaram apenas ingredientes, você precisa escrever um artigo completo de como preparar, se tiver imagens melhor.
Teu artigo dever ter mais de 1200 palavras, mas não te esqueças que este deve ser relevante.
Continue a ler este artigo para entender melhor como funciona o SEO – search engine optimization.
Estratégias de SEO mais conhecidas
Existem duas estratégias de SEO muito usada, sendo que uma mais segura que a outra.
As estratégias são SEO Black Hat e SEO White Hat.
Provavelmente você já tenha ouvido a história sobre os 3 conselhos. Um dos conselhos era, nunca te metas por atalho.
O que quero passar com isso, é que a estratégia de SEO Black Hat é um caminho curto e que gera resultados de forma rápida. Mas infelizmente, com o tempo o google vai penalizar o teu site e até mesmo banir teu site do motor de pesquisa “forever”.
Por este motivo, aconselho a usar apenas o SEO White hat, uma estratégia dura mais com tempo você recebe bons resultados de forma segura.
Aplicando o SEO White hat, você estará a criar um negócio online totalmente rentável e focado no público humano. O melhor de tudo é que você irá fornecer conteúdos de acordo as normas do Google.

É necessário ter calma e trabalhar com paciência. Existem muitas sites que prometem milhares de links em apenas 1 dia, não caia nessa. Portanto, procure sempre obter links de sites que tenham relevância.
Para dizer a verdade o Google não tem um padrão específico sobre este assunto, desde que você não abuse. No entanto, você encontrará dicas importantes neste guia do google.
SEO Onpage e SEO Ofpage
Não podemos falar de SEO sem mencionar estes dois caminhos considerados importantes.
SEO Onpage é o conjunto de optimizações feitas dentro de uma página de conteúdo, isso envolve a utilização correcta de palavras chaves no título, descrição, optimização dos subtítulos e também a inserção de links de outras páginas do site.
SEO Ofpage são as técnicas aplicadas fora da página ou até mesmo do site. Esta técnica é considerada muito difícil porque requer a criação de conteúdo relevantes ao ponto de outras pessoas compartilharem ou citar como fonte.
O Principal foco do SEO Ofpage é obter backlinks para a tua página.
Aplicar estratégia de SEO – Search Engine Optimization
SEO – Search Engine Optimization ou optimização para motores de pesquisa é uma técnica bastante difícil de aplicar. Requer muita dedicação e acima de tudo tempo.
Na verdade as técnicas de SEO dão resultados a longo prazo o que você planta hoje, podes colher daqui a 3 meses, mas vale muito apena.
Se procura resultados rápidos então melhor investir em publicidade paga, mas se quer resultados a longo prazo o SEO é o caminho.
A chave para o sucesso é o teu conteúdo. Se eu pesquisar algo e o teu site responder as minhas dúvidas, não vou procurar mais nada.
O teu maior foco dentro de SEO, deve ser na produção e optimização de conteúdo.
Podes aplicar as técnicas de SEO mais avançadas do mundo, mas se teu conteúdo não for relevante, de nada vai adiantar.
SEO agora se tornou mais complexo. Para conseguir se destacar seu conteúdo deve observar alguns elementos:
- Relevância;
- Intenção;
- Postar constantemente;
Relevância do conteúdo
Actualmente existem muitos blogs, até grandes empresas têm um blog integrado para obter maior classificação no Google.
Ao criar um conteúdo, você pode usar outras fontes e escrever um artigo baseado nestes só que de forma melhorada. No entanto, você precisa agregar maior valor no teu conteúdo de forma a diferencia-lo de outros.
A ideia é resolver algum problema do leitor, porque quando as pessoas vão para o Google é para buscar soluções.
Intensão
Aqui você precisa dominar a intenção que possivelmente trará o usuário na teu site.
O que realmente eles procura:
- Pretendem saber ou aprender alguma coisa?
- Desejam comprar um produto?
Estes são alguns aspectos da intenção. A partir daqui você saberá o que oferecer não esquecendo sempre de seguir as tendências de palavras chaves.
Pesquisar palavras chaves
As palavras chaves são aquelas que o usuário digita no motor de pesquisa, eu normalmente tenho dito que é daí onde parte o SEO (Search Engine Optimization).
Ao pesquisar as palavras chaves, é necessário compreender a dificuldade desta.
Existem sites bem posicionados e que estão ranqueados a bastante tempo, é difícil derrubar estes para quem está começando.
Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo na pesquisa palavras chaves. Umas são gratuitas e outras vêm integradas em ferramentas de SEO como Semrush e Moz.
Saiba escolher a palavra chave certa
Como disse mais acima, algumas palavras chaves são muito competitivas, pelo facto destas pertenceram a grandes marcas.
Por este motivo deves escolher a palavra chave mais acertada para o teu conteúdo de modos a facilitar na tua jornada para aparecer no topo da primeira página do google.
A melhor maneira é escolher palavras chaves com pouca concorrência mas com um número considerável de pesquisa. Sugiro as palavras chaves de cauda longa e também as palavras chaves locais, por exemplo aquelas que mencionam um determinado país ou localidade.
Uma dica: Use palavras chaves pouco concorridas e procure escrever mais com relação a concorrência.
Os sites mais antigos, são difíceis de serem vencidos, o Google sabe que eles oferecem relevância e são muito bom nos nichos em que estão classificados.
Tags html para SEO
É extremamente importante configurar as tags de título, descrição e a url.
A maioria dos blogs ou sites de conteúdos usam wordpress, então é necessário ter um plugin que trata das questões de SEO no teu site.
Recomendo o Yoast SEO um excelente plugin para ajudar na optimização do teu conteúdo.

Se não preencheres ou definires estas tags html, então nada feito a nível dos motores de pesquisa.
Com wordpress, você não precisa se preocupar com códigos mas em caso de sites feitos na linguagem pura, então deves entender um pouco de HTML.
Uma dica quanto as tags títulos, numa página deve ter apenas um único elemento H1 que é o título principal da página. Isto quer dizer que os subtítulos, vão seguir entre H2 até H6.
Depois do título vem descrição, o mais importante é conter a palavra chave nestes elementos todos incluindo a url, como vemos na imagem a seguir:

Estrutura e velocidade do site
A estrutura do site é de grande influência no SEO, ela deve permitir que os usuários se sintam confortáveis ao navegar. Também ajuda na sugestão de conteúdos recentes e os mais populares.
Por outro lado a velocidade também ajuda bastante porque ela reduz a taxa de rejeição dos visitantes. Por exemplo: Se eu visitar um site e este demorar para carregar, provavelmente irei desistir.
Deixe ele sempre leve e veloz no carregamento.
Contudo, caso tenha dificuldades em criar uma estratégia completa de SEO, nós podemos ajudá-lo, apenas entre em contacto e vamos marcar uma consultoria.