Nos últimos dias em Angola, muito se fala da Inteligência Artificial LUZIA. Mas o que muitos precisam saber é como usar e qual é o nível de segurança.
Como qualquer tecnologia, a LUZIA não está isenta de ser colocada em dúvida quando estivermos a balancear o nível de segurança.
Tratando-se de uma Inteligência Artificial, é necessário saber usar correctamente. A maioria dos angolanos usaram a LUZIA para coisas banais, como perguntas nada a ver.
Quando bem usada, uma IA ou Inteligência Artificial pode ser uma grande biblioteca e é possível aprender bastante com ela.
Cuidados a ter com a LUZIA
Ao lidar com a Luzia, é necessário ter em consideração os seguintes aspectos:
- Privacidade e Segurança de dados;
- Ser transparente nas suas Instruções;
- Verificar os dados fornecidos por ela;
- Envolvimento humano;
Privacidade e Segurança de dados: Tenha sempre a certeza que os dados introduzidos não são protegidos contra acessos não autorizados. Salientando que ela ainda está em desenvolvimento.
Transparência nas Instruções: Independentemente do objectivo que te leva a usar a LUZIA ou outra Inteligência Artificial, é necessário passar instruções claras para que possas receber também respostas claras.
Verificar os dados: As informações deste Chatbot, são apenas até 2021, portanto se procurar saber sobre iPhone 14 não terá resultados. Para tal, é necessário verificar a autenticidade de todas as informações. Digo isso por causa dos cabuladores que já estão a pensar em fazer provas com a este Chatbot.
Envolvimento Humano: Para que usa Inteligência Artificial para escrever artigos, por favor não faça copy paste. A mesma coisa para quem usa LUZIA, porque as informações destas são automáticas, portanto, é necessário intervir e dar um toque humano nestas informações antes de ir para o consumidor final.
Meu conselho sobre o uso da inteligência Artificial
Tanto o ChatGPT quanto a LUZIA, são muito úteis para quem sabe usar correctamente. Temos ferramentas poderosas ao nosso dispor embora sejam apenas ferramentas de memes para a maioria.
Se você é um Estudante ou Investigador de TI, procure entender e usar estas ferramentas da melhor forma possível, evite cair em tendências.
Uma dica muito importante no uso destas tecnologias é pedir sugestões para elas e a partir daí, tomar um rumo. Verifique a imagem abaixo:

Como disse mais acima a partir daqui você consegue escrever 15 artigos ou até mesmo se manter informado sobre estes assuntos.
Mais:
- Criador de imagem Edge da Microsoft baseado em IA.
- ChatGPT: Tudo sobre a nova ferramenta de IA
- Segurança Cibernética e Protecção de dados em Angola
Quando passamos as informações correctamente, as respostas são as mais relevantes possíveis.
Ao contrário do que muitos fizeram na última semana, esta tecnologia não foi criada para atender nossos caprichos nem para brincar. As nossas mentes perturbadas devem ter algum limite, digo isso, porque muitos introduziram disparates o que é uma vergonha.
A Inteligência Artificial está alinhada com os princípios éticos e devemos usar para melhorar a vida das pessoas.
Contudo, devemos melhorar estes aspectos para não passarmos como analfabetos em Inteligência Artificial. Se ainda não testou a tecnologia, saiba mais sobre ela e teste hoje mesmo.