Portanto, se procura recursos para ajudá-lo a criar um blog de sucesso, tenha paciência em ler este artigo, pois nele irei revelar tudo que precisa para começar, não há necessidade de cometer erros já cometidos por outros, aqui você irá do zero ao profissional tudo depende da sua dedicação. Continue a ler para começar sua jornada rumo ao sucesso, existem pessoas ganhando muito dinheiro com seus blogs, mas isto requer disciplina
SAIBA COMO CRIAR UM BLOG COM OS PASSOS A BAIXO
Planificação do seu Projeto
Planifique a criação do seu blog. Crie uma estratégia que ajudará a tornar o seu blog um sucesso. Gastar tempo planificando evitará que você perca tempo e dinheiro em um blog e tópico que não tem seguidores. Você precisa se perguntar o seguinte:
- Qual é o publico alvo principal do seu blog?
- Qual é o propósito do seu blog?
- Como pretende ganhar dinheiro com seu blog (Publicidade, Marketing, Produtos)?
- Quantos concorrentes existem em seu mercado?
- O que fará seu site se destacar na multidão?
- Como você vai gerar tráfego para seu site?
- Quanto dinheiro você esperaria que seu site gerasse?
Esta é a fase em que você seleciona seu publico alvo e começa a fazer sua pesquisa. Você precisa fazer planificação de tópicos, pesquisa de palavras-chave e estratégias de mercado. Ferramentas como Google Trafic Estimator e Wordze são muito úteis quando se trata de encontrar palavras-chave relevantes.
Selecione um ótimo nome de domínio que representa seu blog
A próxima etapa no processo de criação do seu blog é selecionar um nome de domínio. Os nomes de domínio são muito baratos e podem ser adquiridos por US $ 10 ou menos convertidos na sua moeda local. Selecionar um nome pode parecer fácil, mas você pode descobrir que leva horas para encontrar um nome que goste e um que esteja disponível. É importante dedicar bastante tempo ao processo de pensamento do seu nome de domínio porque você não poderá alterá-lo posteriormente. Se você escolher um mau nome de domínio, ficará preso a ele.
Quando lancei meu primeiro site, passei algumas horas escrevendo nomes diferentes no papel até que eu tivesse uma lista de 4 ou 5.
Finalmente decidi comprar o redeao.com porque achei o nome cativante. Achei que poderia padronizar todos os meus esforços de marketing no site mais tarde.
Mais: O QUE É UM DOMÍNIO WEB E COMO FUNCIONA?
Normalmente, é melhor se você puder obter um nome de domínio de correspondência exata, se possível. Os domínios de correspondência exata são ótimos para ajudar a classificar o seu site com mais facilidade para palavras-chave específicas e são úteis se resumirem o foco do seu blog. Se um domínio de correspondência exata não estiver disponível para seu site, não se preocupe com isso. Você ainda pode obter uma classificação elevada do seu site nos motores de busca. Pode registar um domínio a excelentes preços em NameCheap.
Para ter um blog excelente você precisa de uma boa empresa de hospedagem
Existem muitas empresas de hospedagem por aí, sendo algumas empresas boas no mercado e muitas outras com mau atendimento. É melhor verificar a classificação e as avaliações com antecedência para que você possa começar com uma boa desde o início. Uma má empresa de hospedagem pode custar tráfego, visitantes e dinheiro.
Um plano básico de hospedagem é bom o suficiente quando você está começando a blogar. Normalmente, eles podem ser comprados por US$ 5 ou menos por mês. Você pode obter uma taxa ainda mais barata se assinar por um ano ou mais. Não gaste dinheiro com um plano de Servidor Privado Virtual até que esteja realmente ganhando dinheiro online.
Selecione sua plataforma de blog
Nos dias de hoje para criar de um blog não precisa se preocupar com conhecimentos em programação web (código-fonte). Existem plataformas desenvolvidas especialmente para criação de sites de forma rápida e fácil.
Para novos proprietários de sites, uma das maneiras mais fáceis e simples de criar um site é usar o WordPress por ser uma plataforma de blog de código aberto que torna muito fácil criar um site e fazer upload de conteúdo. É a plataforma de blog número um para blogueiros auto-hospedados. Blogspot e Tumblr oferecem modelos gratuitos e plataformas de blog, mas nenhum deles é tão eficaz quanto o WordPress para blogueiros que tentam lucrar. Carregar o WordPress em um novo domínio é incrivelmente simples e pode ser feito em uma única etapa.
O WordPress é ótimo porque os proprietários de sites podem selecionar entre centenas de milhares de temas gratuitos disponíveis para iniciar seus blogs. Existem alguns temas gratuitos que funcionarão perfeitamente. Você pode atualizar para um tema premium mais tarde, uma vez que seu site tenha gerado dinheiro suficiente para adquirir um tema. Um tema grátis é bom para novos blogueiros que ainda não monetizam seus sites.
Tanto o WordPress quanto a maioria dos seus temas, são totalmente gratuitos. Isso é importante porque é melhor manter os custos ao mínimo no início. Tem se visto muitos novos blogueiros gastarem milhares de dólares em temas personalizados, plug-ins e software antes mesmo de ganharem um centavo online. Você não quer começar sua carreira de blog no vermelho.
Nota: Na escolha da plataforma para construção do seu blog, recomendamos unicamente o WordPress. Baixe-o em www.wordpress.org, se for o caso.
Para instalação do wordpress, visite o youtube.com existem muitos tutoriais mostrando passo a passo. Outra opção é instalar a partir da sua hospedagem pelo Cpanel como mostramos no nosso artigo como instalar o wordpress.
Criar um blog significa criar conteúdos relevantes
A coisa mais importante para fazer quando seu novo site estiver instalado e funcionando é começar a produzir conteúdo. As primeiras postagens que você escreve são importantes para definir a direção geral e o tom do seu site. Você mesmo deseja escrever essas postagens e dedicar um tempo para torná-las relevantes. Essas postagens são chamadas de postagens pilar porque é um conteúdo oportuno que trará tráfego mês após mês. Essas postagens devem responder a alguma pergunta que as pessoas estão procurando.
Postagens “Como fazer, como criar (como criar um blog), como ganhar” são minhas favoritas porque são relevantes há anos e fornecem informações úteis das quais meus leitores podem se beneficiar. Ter uma visão única de um tópico popular é uma forma de ajudar seu site a ganhar força nos primeiros dias. O mais importante é colocar conteúdo original de qualidade em seu site.

Você não precisa escrever tantos posts para seus sites o mais importantes é a qualidade dos posts. Conheço blogueiros com 3 mil posts ganhando muito menos que alguns com menos de mil posts, então foque na qualidade e originalidade de seu conteúdo.
Após criar seus conteúdos, você irá precisar que as pessoas apreciem sua obra para isso, deve-se numa primeira fase efetuar promoções de seus artigos.
A mídia social e os blogs devem andar de mãos dadas. Você realmente não pode ter um blog de sucesso sem uma página sobre o mesmo nas redes sociais.
Mas, não há nada mais frustrante quando você está tentando aprender a criar um blog e gastando quatro horas escrevendo uma postagem de blog, apenas para ver zero engajamento. Sem comentários, sem compartilhamentos apenas com seu like e do seu amigo.
Além de compartilhá-lo nas redes sociais, você deve ligar-se com influenciadores por e-mail, escrever posts para visitantes e até considerar a promoção paga, como anúncios no Facebook. De forma a tornar muito mais impactante em públicos maiores, como qualquer tipo de negócio.
Crie links para impulsionar suas classificações
Eu coloquei o link building logo após o SEO porque é apenas uma extensão do SEO. Os backlinks para o seu site são indicadores muito forte e para uma classificação superior de um site.
É muito trabalhoso, mas não é necessariamente difícil ou complicado. É apenas uma questão de fazer networking, construir relacionamentos fortes e direcionar seu conteúdo para as pessoas que podem fornecer links.
Primeiro, precisa-se de conteúdo de alta qualidade. Ninguém vai criar links para algo sem interesse, e não importa se você está apenas começando um blog ou já existe há um tempo.
Depois de ter um conteúdo de qualidade, entre em contacto com qualquer pessoa que você vinculou em seu artigo. Essas pessoas são as mais propensas a compartilhar e se vincular a ele, pois têm interesse nele.
Os links internos são especialmente importantes quando você está iniciando um blog. Eles são ligações de uma página do seu site para outra página do seu site como ilustrado na imagem abaixo:

Os links internos são importantes para o SEO e para ajudar os leitores a conhecer o seu blog. Também é uma ótima maneira de fazer com que novos leitores leiam conteúdo antigo.
Além disso, quando você aprende como iniciar um blog e tem uma postagem de alta classificação nos mecanismos de pesquisa e tem muitos backlinks, qualquer link interno dessa página para suas outras páginas ajuda a impulsionar a classificação das mesmas.
Ao criar um blog você deve criar imagens de alta qualidade, se olhar para os principais blogs do seu sector, você irá verificar que eles usam muitas imagens de qualidade.
As imagens tornam mais fácil para as pessoas lerem seu conteúdo, mantê-los em sua página por mais tempo e ajudam os leitores a digerir as informações que você está fornecendo.
Para começar eu recomendo pixabay.com um site de milhares de imagem gratuitas para todos os sectores.
As pessoas não leem mais palavra por palavra. O leitor médio da Internet hoje passa despercebido. Há muito conteúdo e pouco tempo para fazer qualquer outra coisa.
É aí que entra a formatação. Uma postagem bem formatada torna mais fácil para seus leitores folhearem (para ver se a postagem vale seu tempo) e, em seguida, mergulharem se eles acharem que vale a pena.
- Divida o texto longo com cabeçalhos e subcabeçalhos.
- Use listas com marcadores e numeradas para apontar as principais informações.
- Pontos-chave em negrito e itálico (mas não use os dois ao mesmo tempo).
- Adicione imagens de qualidade (a regra é usar uma a cada 300 palavras ou mais).
- Use parágrafos curtos (não mais do que 3 a 5 linhas no máximo – isso ajuda na leitura superficial e móvel).
Escolher tópicos aleatoriamente com base no que você achaque seus leitores podem gostar é muito parecido com jogar na loteria. Talvez você ganhe, talvez não.
Mas e se você permitir que seu público diga o que eles querem ouvir? É uma vitória garantida.
- Entre em contato com eles nas redes sociais ou por e-mail e pergunte!
- Faça inquéritos.
- Leia os comentários que as pessoas deixaram em seu blog ou em blogs de concorrentes.
- Vá a fóruns em seu nicho e veja o que as pessoas estão perguntando.
Se você está começando um blog, provavelmente deseja que as pessoas realmente leiam suas postagens.
Essa atração para ser “curtido” pode fazer com que você tente fazer seu blog atrair o maior número possível de pessoas diferentes. E embora isso possa funcionar, geralmente não funciona. Ao tentar apelar a todos, você realmente acaba apelando a ninguém (Quem tudo quer tudo perde).
Quando você está iniciando um blog, você tem um mundo inteiro de ideias de tópicos disponíveis para você. Mas, à medida que seu blog envelhece, duas coisas começam a acontecer:
- Torna-se cada vez mais difícil ter ideias de conteúdo exclusivas.
- Você desenvolve táticas de promoção mais refinadas para as postagens de seu blog que, na verdade, requerem alguma planificação.
Quando isso começa a acontecer, ajuda ter um plano. Nesse caso, é um calendário. Seu calendário é basicamente todo o seu plano de conteúdo, desde a conceção do tópico até a promoção.
Isso ajuda a garantir que você poste de forma consistente, saiba sobre o que vai escrever e tenha tempo adequado para promover seu conteúdo.
Para obter uma solução gratuita perfeita ao iniciar um blog, você pode usar o plugin Editorial Calendar.
Uma das métricas mais importantes para o SEO é o tempo dos visitantes na página. Uma das maneiras mais fáceis de aumentar o tempo na página é adicionando conteúdo de vídeo.
Além disso, poucas pessoas estão usando vídeos em seus posts. É uma ótima maneira de se destacar na multidão e aumentar o envolvimento. Mas é necessário levar em conta o acesso à internet de sua região, desde os preços até a velocidade da mesma para evitar que alguns usuários que queiram economizar seus dados móveis, fujam do seu blog.
A melhor parte é que não precisa ser um gênio do vídeo ou gastar muito dinheiro em equipamentos sofisticados para começar. Na verdade, seu smartphone é mais que suficiente.
Bem, obter um tripé e um microfone externo pode ajudar a aumentar a qualidade. Mas eles não são necessários.
Esteja você administrando um site de negócios, uma loja de comércio eletrónico ou um blog o tempo de carregamento da página é importante.
O Google usa o tempo de carregamento da página do seu blog como um fator de classificação nos resultados de pesquisa, e seus visitantes simplesmente odeiam blogs de carregamento lento (especialmente em dispositivos móveis, onde a maioria das pessoas navega em blogs atualmente). Por exemplo, à medida que o tempo de carregamento da página aumenta, a taxa de rejeição (a percentagem de visitantes que saem sem visitar uma segunda página) também aumenta.
Ao iniciar um blog, as manchetes são importantes por dois motivos:
- Faça seus leitores clicarem em seu site nos resultados de pesquisa orgânica.
- Chame a atenção de seus leitores para que eles realmente leiam o resto de sua postagem.
É um refrão comum que 8 em cada 10 pessoas leiam seu título, mas não sua cópia
Ainda assim, uma simples leitura de sua taxa de rejeição e tempo médio no site fornecerá prova suficiente de que a maioria das pessoas não está passando das manchetes.
Existem sites com um ótimo recurso sobre como escrever títulos que funcionam. E você também pode obter mais insights focados em dados, como:
- As pessoas gostam de números nas manchetes.
- Algumas palavras recebem mais atenção do que outras.
- Usar mais verbos do que substantivos é geralmente uma combinação vencedora.
Você pode até usar um plug-in como Experiências de título para testar vários títulos entre si e descobrir qual tem o melhor desempenho.
O objetivo de uma auditoria de conteúdo é simples: verificar quais de seus posts ainda são relevantes, quais precisam de atualização, quais podem ser removidas por completo, quais podem ser consolidadas.
Por mais que eu adorasse que isso não acontecesse, nem tudo que publicamos permanece indefinidamente. Independentemente do seu nicho, sempre há novos desenvolvimentos, novas ideias, novas coisas para escrever e também coisas novas que se relacionam com o seu conteúdo antigo.
O simples fato é que ninguém pode prever o futuro. Portanto, mesmo que você pense que a peça que escreveu permanecerá atemporal devido ao assunto em questão, isso é apenas um desejo e você nunca pode ter certeza.
Por esse motivo, fazer auditorias regulares de conteúdo é uma ótima ideia, especialmente se você tiver seu blog online por mais de 12 meses – talvez não seja algo com que se preocupar se você está apenas aprendendo como começar um blog pela primeira vez, mas ainda vale a pena manter em mente.
Ao criar um blog, comece compilando uma planilha com todas as suas postagens (URLs são suficientes). Divida essa planilha em três seções:
- Manter e melhorar – postagens que são boas por conta própria e ainda relevantes; pode precisar de algum trabalho para atualizá-los ou expandir; em outras palavras, estamos tornando-os ainda melhores do que são agora.
- Consolidar – postagens menores que podem ser combinadas em uma postagem maior; isso torna o recurso resultante muito mais aprofundado e completo.
- Excluir – postagens que são completamente irrelevantes neste momento e podem ser totalmente excluídas (pense em postagens antigas patrocinadas, postagens antigas de notícias, resenhas ou instruções relacionadas a coisas que não existem mais, conteúdo duplicado acidental, etc.)
Comece excluindo o conteúdo, depois consolidando e, em seguida, melhorando.
Algumas coisas que você pode fazer ao examinar as partes individuais do conteúdo:
- Configure redireccionamentos 301 ao consolidar postagens em recursos maiores.
- Configure 410 códigos de status para conteúdo excluído permanentemente.
- Corrija links internos ao trabalhar em postagens que você decidiu deixar online. Certifique-se de que eles tenham um link para o seu conteúdo mais recente também. (Naturalmente, links internos de postagens antigas não apontam para seu novo conteúdo, pois eles não existiam quando você criou os links.)
- Corrija a formatação em seu conteúdo antigo – use os marcadores H1 e H2.
- Atualize as imagens em suas melhores postagens – torne-as mais compartilháveis nas redes sociais e atualizadas.
- Corrija as métricas do Yoast SEO.
- Remova links mortos.
- Corrija quaisquer problemas de HTML in-line.
- Adicione atualizações de conteúdo onde for relevante.
- Atualize suas tags e / ou categorias para tornar todo o site mais consistente.
- Publique novamente o conteúdo antigo se fizer sentido. Basta alterar a data de publicação para agora.
- Exclua comentários ao publicar novamente.
Fazer uma auditoria como essa e reviver seu conteúdo anterior é apenas prova de que você se preocupa com o que as pessoas veem quando chegam ao seu site e começam a consumir uma parte aleatória de seu conteúdo. É basicamente um sinal para o Google de que tudo em seu site merece uma classificação, já que está tudo atualizado. Isso pode não parecer tão importante se você está apenas começando um blog pela primeira vez, mas na verdade é melhor incorporar essas táticas desde o primeiro dia – é assim que você tira o máximo proveito disso ao longo do tempo. Faça auditoria de conteúdo pelo menos uma vez por ano.
Evite instalar tantos plug-ins no seu blog
Ao criar um blog provavelmente, não precisa instalar tantos plug-ins. Em primeiro lugar, nem todo pequeno recurso que você deseja requer um plug-in. Muitos podem ser feitos com simples hacks do WordPress ou outras modificações rápidas. Além disso, outras coisas de que você realmente não precisa – são apenas mais um “objeto brilhante” que parece ser bom, mas não é útil.
Além disso, nem todos os plug-ins funcionam tão bem juntos. Às vezes, você tropeçará em coisas que interferem umas nas outras, fazendo com que seu site trave ou seu desempenho caia significativamente. Evite ter tantos plugins com a mesma função.
Em vez disso, concentre-se apenas no essencial e obtenha apenas um plug-in por finalidade.
- SEO
- Backups
- Caching
- Mídia social
- Formulários de contato
- Jetpack
Segurança do seu Blog
Existem algumas situações que estão fora do seu controle. Se o seu servidor travar, não há muito que você possa fazer a respeito, mas também há várias outras coisas que você pode controlar.
Em primeiro lugar, mantenha seu site atualizado. Caso contrário, você corre o risco de ser hackeado por meio de alguma vulnerabilidade antiga.
Em segundo lugar, obtenha um plugin de solução de segurança e preste atenção às notificações que ele está a enviar, além disso com um plugin de segurança também é possível esconder alguns URLs de acessos importantes como o wp-admin (www.exemple.com/wp-admin).
Contudo, estes são os passos para criar seu blog e torná-lo um sucesso mas lembre-se que isto requer muito trabalho e dedicação. No próximo artigo veremos como instalar o WordPress.